warmifonias logo

Mulheres de bike pelo mundo

As Warmifonias – Transformaciones a ritmo de pedal, que descobri neste vídeo via Bike é Legal, são um grupo de 4 mulheres de bike pelo mundo, Sofía, Genevieve, Daniela e outra Sofía, do Equador.

warmifonias logo warmifonias mujeres

Estão a fazer uma viagem pela América Latina, em bicicleta. O objectivo delas era identificar mulheres que tivessem projectos com impacto positivo na sua comunidade. Conhecê-las, fazer ilustrações acerca delas, falar sobre elas, escrever sobre elas no blog.

Para partilhar com o mundo, inspirar outras pessoas e motivá-las a replicar estes esforços.

Têm também uma página no Facebook e um podcast onde falam desta viagem de mulheres de bike pelo mundo, que começaram em Quito há 9 meses e na qual já passaram por 6 países.

warmifonias proyecto

Recentemente passaram por São Paulo e foram entrevistadas pela Renata Falzoni, do Bike é Legal.

Warmifonias alude, na família de línguas indígenas da América do Sul, queshua, a “vozes de mulheres”. E é interessante ouvir também a perspectiva delas disto de viajarem só entre mulheres. Esta cena das pessoas, face a um grupo de homens e mulheres, olharem para os homens à espera que sejam estes a falar, é mesmo uma coisa curiosa. E chata.

Algumas destas mulheres estiveram também ligadas à Carishina en Bici. Este é um grupo de mulheres cicloactivistas, que tem um programa de apadrinhamento, ou melhor, “amadrinhamento” de mulheres que querem aprender a andar de bicicleta por mulheres que já o fazem. É um programa de mentorado, em regime de voluntariado, como o Bike Anjo no Brasil. Mas claro que senti logo uma ligação com a nossa Escola de Bicicleta da Cenas a Pedal, onde também ensinamos, mas num regime profissionalizado, tantas mulheres a andar de bicicleta. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

84 − = 74